Páginas

domingo, 4 de maio de 2008

"Varjak" de S.F.Said


Livro para crianças mas que me vinha a interessar há já algum tempo. Pelas criticas que tinha lido a seu respeito, por ter sido ganhador do “Smarties Prize”, porque gosto de livros para crianças e, last but not the least, porque tem como protagonista, imagine-se… um gato.


Comprei-o na feira do livro do agrupamento, de que já vos falei e li-o hoje.

É mesmo muito giro.

Varjak Paw é um gato azul russo de refinado pedigree que vive com toda a sua família numa enorme mansão, de uma marquesa, da qual nunca nenhum saiu a não ser um seu ancestral legendário, Jalal que tinha vindo da Mesopotânea.

Tudo corre bem até à morte da condessa e à entrada em cena de um estranho homem acompanhado de dois, ainda mais estranhos, gatos pretos.

Pressentindo perigo, o avô de Varjak aconselha-o a sair dali e procurar ajuda recordando-lhe a sua herança genética e os feitos atribuídos a Jalal.

Varjak, muito receoso sai para o desconhecido e… e o resto é para lerem.

Contem com uma fábula pouco usual mas muito interessante. Que entrelaça os momentos reais com os sonhos durante os quais Varjak toma conhecimento de conceitos baseados em filosofias orientais cujas técnicas haviam conseguido tornar lendária a bravura do seu antepassado Jalal.

Grandemente valorizada pelas ilustrações de Dave Mckean que não necessita de apresentações.

Vou rapidamente ler a sequela que penso também já ter sido editada por cá.

1 comentário:

clara branco disse...

Adoro livros infantis, e o que me mais encanta, são as ilustrações - um sonho dormente, mas não esquecido!
Um beijo