Páginas

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Festa acabada!


É bom ter um Natal como o meu.

Receber toda a família em casa.

Compor uma mesa enorme (este ano fomos 23 pessoas). Arranjar todos os cantos da casa para que se viva um espírito de Natal, com muitas velinhas, azevinho, estrelas de Natal e, depois, receber todos e tentar que seja um encontro alegre e, que, de algum modo, se torne memorável.

É assim no dia 24, na ceia e repete-se no dia 25, em que voltam todos para almoçar e passar o dia.

À meia-noite do dia 24, chega, naturalmente, o Pai Natal e então é quem mais rasga papeis, arranca laços, solta exclamações emotivas (julgo que umas sentidas outras nem tanto) e se consegue num espaço de tempo relativamente curto (cerca de duas horas, duas horas e meia), transformar uma sala habitualmente com aspecto de sala e até de dimensões algo aceitáveis, num ecocentro bem recheado, em relação ao qual sou a principal impulsionadora da separação dos principais elementos, por zonas.

Claro que depois das diversas funções que desempenho ao longo destes dois dias (cozinheira, decoradora, anfitriã, impulsionadora de actividades diversificadas de entertenimento), que têm tanto de agradável quanto de trabalhoso, agora, que quase já acabei de voltar a ter uma casa com aspecto de casa em vez de um asilo familiar, só me apetece descansar.


Portanto, caríssimos, vou encerrar por hoje. Vou-me cuidar!

12 comentários:

LS disse...

Uma matriarca tão completa merece destaque. Os meus parabéns e desejos de que as Festas continuem Boas e que o próximo ano seja para ti e todos os teus um Ano muito feliz.
LS.

Anónimo disse...

Pois o descanso a quem trabalha. E continuação de Boas Festas, Donagata, para ti e para todos os que têm o privilégio de estar contigo.

Anónimo disse...

Ola Sra Donagata :)
Fantastico ...
Assim vale a pena p espirito Natalicio :).
Fico contente por saber q teve um Natal cheio de Carinho e Amor daqueles q mais Gosta !

Desejo q Tenha uma passagem de Ano igualmente cgeia de calor Humano :) ...

Beijo , Anibal Borges .

Anónimo disse...

Desculpe ,
15 Letra da 3 linha é um "o" .
40 Letra da 6 Linha é um "h" .

Beijo , Anibal Borges .

Tais Luso de Carvalho disse...

Nossa... Donagata, mas que mesa linda! E quantos preparativos! Vais repetir tudo no Ano-Novo? Eu tô cansada, cansadinha...
Beijos aqui do Brasil!

Tais Luso

Donagata disse...

Não Tais.No Ano Novo não será assim. pelo menos não com tanta gente. O Natal é que é sempre assim. E eu gosto. Fico exausta mas gosto. O Ano Novo, se puder(depende da minha mãe que não deixo só), até vou passar fora.

Um beijo aqui deste lado do Atlântico. E desejos de boas entradas no ano de 2009. Que te traga tudo o que mais queres.

BlueVelvet disse...

Pois eu assino em baixo de tudo o que escreveste.
Cá em casa é exactamente assim.
E também eu estou tão cansaaaaada que mal posso pôr os pézinhos no chão.
Mas é mesmo assim e eu gosto.
A tua mesa estava linda. Muito no género da minha. Também sou de vermelhos verdes e dourados no Natal.
Bom descanso e muitos beijinhos

clara branco disse...

Olá Donagata, tenho estado ausente do blog, por motivo de doença, mas enfim, vim cá dar uma espreitadela. Espero que tenha passado um Natal com muita Paz e Saúde, e que 2009 lhe traga tudo de bom.
Agora, é tempo de descansar. Também estou um pouco de ressaca, porque ser anfitriã, cozinheira, entertainer, etc e tal, não é fácil, mas dá muito gozo. O que sabe bem, é ver a família toda reunida, isso sim. Um beijo.
ps: gostei muito do novo look!

Donagata disse...

Clara, já tinha reparado na sua ausência do blog. Espero que agora já esteja tudo bem com a sua saúde e que o ano de 2009 só lhe traga coisas boas.

Um beijo grande.

wallper.lima disse...

Oi, Donagata...aqui quem fala é Waleria RJ-Brasil, td bem?
Cheguei até vc através do blog da Taís...
Mto linda sua ceia de Natal, mto bom gosto e dedicação...eu tb adoro em particular o Natal, adoro os enfeites, tenho vários, inclusive tenho duas cristaleirinhas que são o meu xodó, que guardo miniaturas de todo tipo, lugares...enfim...é mto bom esse convívio, e o que mais se torna evidente são os sentimentos que nesta noite ficam frágeis, e parece que nos tornamos "mais humanos", ou talvez simplesmente deixamos transparecer aquilo que realmente somos!
Adorei tb os gatos, pois adoro a figura do gato, e esse "pretão", é o guardião do seu blog, não?
Feliz Ano Novo!
Se desejar me visitar - http://www.wallperlima.blogspot.com
Até lá...........Waleria Lima.

Cristina Loureiro dos Santos disse...

Linda a mesa da consoada!
E como eu te compreendo... Este ano também tive muitas pessoas numa sala cheia, uma mesa comprida, mas o Natal é melhor com uma família grande. O pior é o cansaço dos dias a seguir... Mas não há nada a fazer. Já sabemos que no ano a seguir há mais e gostamos sempre ;)

Beijinhos :)

Cristina Loureiro dos Santos

Donagata disse...

É verdade Cristina. E quando assim não for, vamos estranhar muito...