Páginas

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

"Sinto Muito" de Nuno Lobo Antunes


Acabei de ler e estou francamente encantada, emocionada e muito mais rica. Para além, devo dizer, de com muito mais respeito pelos médicos enquanto classe.

Nuno Lobo Antunes é médico neuro oncologista pediátrico, que passou muito tempo a exercer a sua profissão nos Estados Unidos e que agora, em Portugal, se dedica, sempre no campo da neurologia às doenças com deficit de atenção (autismo, síndrome de Aspergen…). Tive já o privilégio de assistir a uma palestra sua neste domínio.

O livro é uma compilação de pequenos artigos que o autor escreveu para a Lux, com outros, também, inéditos, que mais não são do que memórias da sua prática enquanto médico.

Contudo o que nos transmitem estes pedaços de confissões, são a dimensão emocional e humana do médico perante a sua impotência num caso de perda ou de um diagnóstico condenatório. É a sua relação com os doentes com os seus familiares e o seu grau de envolvência com a dor alheia, que é também a sua, que impressiona nestas pequenas crónicas.

De escrita muito simples mas muito cuidada, com momentos de verdadeira poesia, o autor vai juntando um pendor um pouco humorístico que nos permite abordar a gravidade do que é contado de uma forma suficientemente desdramatizada que nos permite continuar, e continuar, e continuar, sem ter vontade de parar nunca.

Para mim, considero um livro imperdível sem contudo pretender dizer que seja um livro literariamente espantoso. É bom.

11 comentários:

eu, do alto do meu salto disse...

Fiquei curiosa!
Vou-me aventurar a lê-lo.

Obrigada pela sugestão.

Bjs

Donagata disse...

Não é uma aventura. É muito simples de ler.

Um beijo e votos de um Feliz Natal.

Anónimo disse...

Ola Sra Donagata :)
Mais uma vez uma bela Sugestao ...
Agradeço imenso as suas palavras sempre de muito boa leitura !
Obrigado :)

Beijo , Anibal Borges .

Donagata disse...

Boa leitura é realmente o livro em comentário.

Um bom Natal.
Um beijo grande.

Anónimo disse...

Este livro é um dos melhores livros que eu já li na vida. Lavei a alma e agora sinto-me muito melhor! É mesmo leitura obrigatória!
Marta Ferreira

Donagata disse...

Concordo. Não só se lava a alma como também se entende que há médicos que gostam de ter a deles lavada. Que sofrem com o sofrimento dos outros, que se importam...
É que às vezes, com certos (poucos, da minha experiência)médicos, parece que somos tratados como números e temos direito a um determinado protocolo porque estamos incluídos neste ou naquele serviço de saúde ou seguro e há que fazer aquelas análises, aqueles exames e depois, se lhe perguntarem se o doente era branco ou escurinho, se calhar não sabem...

Bom, aproveito para lhe desejar um bom ano de 2009.

ruth ministro disse...

Fiquei muito curiosa com este livro. Tenho que colocar na minha lista de tarefas hehehe :) Isto anda complicado para as leituras!...

Beijinhos

Anónimo disse...

Sessão de autógrafos com Nuno Lobo Antunes,autor do livros Sinto Muito,sábado, dia 17.1.09, às 16h30na Bertrand da Av. de Roma. Apareçam!

Donagata disse...

Adoraria estar. Era mesmo um prazer enorme e iria sem qualquer problema.
Só que me encontro em recuperação de uma gripe complicada que me estorva desde o dia um e não tenho ainda autorização médica para sair de casa.
Portanto, muito menos ir do Porto para Lisboa. Fica a pena e a esperança que surja uma nova oportunidade.
Obrigada

Anónimo disse...

Agradecimento do autor Nuno Lobo Antunes aos leitores do livro "Sinto Muito"

http://www.youtube.com/watch?v=6wSoVFO_tWw

cris disse...

coloquei um link do teu blog sobre este post, no meu blog, espero q nq te importes...
http://otempoentreosmeuslivros.blogspot.com
Boas leituras!