Páginas

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Dia Mundial do Livro

(Imagem de Shaun Ferguson Books)

Hoje comemora-se o “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, pelo menos em cem países, por deliberação da Conferência Geral da UNESCO em 1996 e visa promover o livro e o gosto pela leitura.

Curiosamente, foi uma tradição catalã que terá determinado esta comemoração no dia 23 de Abril, dia de S. Jorge (Saint Jordi para os locais).

Habitualmente, nesta província espanhola, os cavaleiros ofereciam às suas damas, neste dia, uma rosa e estas, retribuíam oferecendo um livro.

Hoje, (provavelmente pela falta de cavaleiros, digo eu) perpetua-se ainda essa tradição com a oferta de uma rosa a todas as pessoas que comprem um livro neste dia.

À comemoração nesta data não será também alheio o facto de grandes autores a quem normalmente se presta tributo neste dia como Cervantes, Shakespeare, Inca Garcilaso de la Vega e Vladimir Nabokov terem nascido ou morrido em dias 23 de Abril.

Portanto vamos lá hoje partilhar livros e flores como se não houvesse amanhã! Vamos lá espalhar alegria e cultura que, como todos sabemos, devem caminhar de mãos dadas.

Sem comentários: