sexta-feira, 18 de abril de 2008

"Boca do Inferno" de Ricardo Araújo Pereira

Acabei de ler o livro de Ricardo Araújo Pereira “Boca do Inferno” há uns dias e não tinha ainda aqui exprimido a minha opinião acerca do mesmo (Oh que pena!!! Exclamarão aqui os incautos leitores).

Pois bem, aqui vai.

É uma compilação de contos já publicados na Visão que, como já suspeitava, espelham o que de melhor se escreve (neste caso uma vez que o autor, como sabemos, tem muitas outras valências de igual qualidade) no campo do humor em Portugal. Possuidor de um género de escrita cuidado e inteligente torna risíveis, por vezes verdadeiramente hilariantes, situações do quotidiano; algumas de grande projecção e do conhecimento de todos, outras, tão desconhecidas como insólitas.

É francamente admirável a forma, aparentemente fácil, com que consegue fazer humor de onde nada parecia possível nascer pervertendo o real através da sua ironia certeira e acutilante.

Umas mais hilariantes do que outras, todas estas crónicas têm o cunho pessoal de Ricardo Araújo Pereira que o distingue, na minha opinião, no novo universo do humorismo em Portugal (ou não fora ele um gato) …

Termino com palavras suas:

“UM LIVRO ESSENCIAL PARA COMPREENDER O NOSSO TEMPO, ESPECIALMENTE A PARTE DA TARDE”.

Sem comentários: