Assim, lá fui lendo os “Contos Vagabundos” de Mário de Carvalho. Trata-se de uma compilação de pequenos contos, como o próprio título nos sugere, dezassete, ao todo, já publicados anteriormente em revistas e/ou outras antologias.
Muito interessante, de leitura facilitada pela qualidade da prosa bem como por se tratar de um livro composto por pequenos contos e que sintetizam, em minha opinião, os vários registos de escrita de Mário de Carvalho.
São efectivamente vagabundos pois oscilam entre a crítica demolidora, o hilariante, o irónico, o burlesco, o insólito, o fantástico, a fábula e, até, o absurdo. Todas as situações que refiro se encontram inscritas num quotidiano ou dele são eduzidas de uma forma que, por vezes o desconcertam.
Gostei, além de que teve a enorme vantagem de me ir dispersando a pensamento…
2 comentários:
GRANDE PARTE DESTA FAMILIA DESDE DA ARVORE GEANOLOGICA DE JOAO ALMEIDA O VERDADEIRO ( MORCEGO ) ANA ALVES & SEUS DESCENDENTES , ENCONTRARAM-SE ONTEM DIA 08/AGOSTO/2010 NO PARQUE DO SABUGUEIRO HA VOLTA DE UM GRANDE LEITAO , PARA CONFRATERNIZAR EM PURA DISCRICAO , & AMIZADE , DESDE A UNICA DESCENDENTE VIVA TI ( OLAIA ) EULALIA ALVES ALMEIDA , ATE AO MAIS PEQUENINO , PEQUENINA , ALMEIDA ( MORCEGO ) EU DESLOQUEI-ME DE PROPOSITO DO LUXEMBOURG EM VISITA RELAMPAGO , PARA PODER DIZER ( EU ESTIVE PRESENTE )
VIVA O LEITAO HA BAIRRADA & VIVA O TIO ANTONIO MORCEGO
ASSINA: JOAO PAULO DA COSTA ALMEIDA , FILHO DO ALBANO ALMEIDA ( MORCEGO )
BEM HAJA A TODOS
UM ABRACO
O LEITAO DA BAIRRADA NAO PARA DE MEDRAR , MAIS UMA VEZ ONTEM LA ESTIVE-MOS , UM ANO DEPOIS , COM QUASE TODOS OS MESMOS QUE HA UM ANO LA ESTIVERAM REUNIDOS NO PARQUE DO SABUGUEIRO EM AGUADA DE CIMA , & PARA O ANO 2012 , TAMBEM JA A DATA ESTA MARCADA , DOMINGO DIA 05/AGOSTO NO MESMO LOCAL , PARA RECORDAR A NOSSA FAMILIA ( OS MORCEGOS ) ATE A 6a GERACAO , & SOBRETUDO , RECORDAR O TI ANTONIO ALMEIDA ( MORCEGO ) ESSE SIM..... O GRANDE PIONEIRO DO DESENVOLVIMENTO DO LEITAO DA BAIRRADA ,
A TODOS DA MINHA FAMILIA , UM GRANDE BEM HAJA , & SOBRETUDO , PASSEM A PALAVRA ,
UM ABRACO SEM EXCEPCAO DO JOAO PAULO.
Enviar um comentário