Páginas

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Ainda a "Biblioteca de Alexandria" Curiosidades II


Os papiros
Os rolos de papiro que se encontravam na Biblioteca de Alexandria mediam 25 cm de altura por 11m de comprimento (alguns terão alcançado até os 30 m).
Eram escritos sem separação de palavras, com a excepção de uma pausa (paragraphos). Não continham vírgulas nem outra pontuação.
As folhas eram denominadas por “cólemas”. Eram coladas umas às outras antes da sua utilização e a página que abria o rolo era designada por “protocollon

O Pentateuco ou Torá para os hebreus

Pentateuco significa “os cinco rolos”. Esses cinco rolos correspondem aos cinco primeiros livros da Bíblia. Como já referi foi na Biblioteca de Alexandria que tiveram a sua primeira tradução para o Grego feita no século III a. C. por 72 rabinos.

São eles (os livros):

Génesis, o primeiro livro, narra os acontecimentos da criação do mundo na perspectiva judaica. Génesis é o início, é o princípio da criação dos céus, da terra, da humanidade e de tudo em que existe vida; de todos os seres. Passa ainda pelos patriarcas hebreus até à fixação deste povo no Egipto.

Êxodo. Conta a história da saída do povo hebraico do Egipto onde se mantiveram por 400 anos em situação de escravatura. Narra a vida de Moisés a sua liderança em relação ao povo de Israel, o estabelecimento da lei e a construção do Tabernáculo. É o início de um relacionamento entre este povo recém-saído do Egipto e Deus. É a organização do judaísmo.

Levítico. É sobretudo um livro de carácter legislativo. Apresenta o ritual dos sacrifícios, normas que diferenciam o puro do impuro, a lei da santidade, o calendário religioso e outras normas que regulariam a religião.

Números. Este livro, de grande interesse histórico, fornece detalhes acercada rota utilizada pelos israelitas no deserto e o local dos seus principais acampamentos. Primeiro o recenseamento do povo no Sinai e os preparativos para retomara marcha. Depois a jornada do Sinai até Moabe. E, finalmente, os eventos na planície de Moabe antes da travessia do rio Jordão.

Deuteronómio que contém os discursos de Moisés ao povo, no deserto, durante o seu êxodo do Egipto à Terra Prometida por Deus.

(Imagens: 1ª Papiro com escrita hieroglífica e hieráticada antiga Biblioteca de Alexandria que faz parte do espólio da actual.
2ª Thorá ou Torá)

2 comentários:

Anónimo disse...

Pentateuco...
o começo da nossa história da salvação...

Um beijinho
e continua sempre a ser feliz
como referes no teu post do dia 20

Donagata disse...

Obrigada Perla. Pelo menos tento todos os dias.